Arte-Público no Mil Folhas

Ao longo de 2001, o Mil Folhas apresenta, todas as semanas, nas suas páginas centrais, projectos de artistas plásticos realizados propositadamente para este efeito. Intitulada arte-Público, a iniciativa inclui também a colaboração com algumas das mais importantes exposições do ano, nomeadamente Squatters, First Story. Edifício Feminino/ Novas Narrativas para o Século XXI - ambas integradas na programação oficial do Porto 2001 - e URBANLAB BIENAL DA MAIA_2001. Os trabalhos concebidos para este suplemento serão reunidos numa exposição que terá lugar, em 2002, na biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

Nas páginas centrais desta semana, arte-Público apresenta uma obra de Susana Mendes Silva, nascida em 1972, em Lisboa. O trabalho da artista, Público (Centerfold), deve ser visto como uma proposta de reflexão acerca do carácter original, único, da obra de arte, questão a que Walter Benjamin dedicou algumas páginas nas suas análises acerca da reprodutibilidade técnica do objecto artístico. O problema colocado no projecto de Susana Mendes Silva é central para as intenções do arte-Público: afinal, será que as criações apresentadas semanalmente no Mil Folhas podem ser consideradas enquanto obras de arte originais ou pelo facto de serem inseridas num jornal com uma tiragem de setenta e seis mil exemplares, perdem essa qualidade e adquirem um outro estatuto, porventura mais democrático?

A auto-referencialidade é outra das características do trabalho de Susana Mendes Silva - a aparência da obra é a de uma tabela que se pode observar em qualquer exposição ou catálogo, contudo, os dados que formam o projecto remetem também para o lugar onde ele é inserido. A artista teve assim em conta quer o meio onde aparece a sua proposta - um jornal diário - quer as expectativas do leitor relativamente àquilo que lhe é oferecido: uma obra de arte.

Susana Mendes Silva é um dos nomes da URBANLAB BIENAL DA MAIA_2001, que é inaugurada no próximo dia 8 de Junho. A artista irá apresentar um novo trabalho denominado (Prevenção da) Vertigem.


Óscar Faria
19 de Maio de 2001