123
Sheet
2006
Impressão sobre papel
21 x 29,7 cm
edição ilimitada

Certificado Sheet (pdf)

http://www.virose.pt/vector/b_16/mendes_silva.html
Em 2006, recebi um convite para fazer um projecto específico para a revista online Vector, que faz parte do projecto Virose. Tendo em conta as especificidades do meio em que o projecto ia ser apresentado, criei "Sheet" (2006), que é uma obra que pode ser descarregada enquanto ficheiro pdf, e pode ser impressa numa folha A4 por qualquer pessoa. Pelo enunciado do texto, cada folha é uma obra artística, e tautologicamente é também um certificado de autenticidade, que tem uma edição ilimitada.
"Sheet" está, como referi, disponível no e-zine Vector, mas também foi simultaneamente distribuída via email pela Hidden Agenda, Contemporary Art Editions. Nesse email, o texto convidava as pessoas a imprimirem o ficheiro que seguia como anexo:

Hidden Agenda
invites you to print your certificate of authenticity
of the work "Sheet", 2006,
by the artist Susana Mendes Silva.
Best regards,
Ada Evollace

Hidden Agenda
contemporary art editions
h.i.d.d.agenda@gmail.com

A Hidden Agenda, contemporary art editions, é uma editora dirigida por Ada Evollace - um anagrama de Ada Lovelace (1815/1852), que foi a pessoa que escreveu o primeiro programa de computador no mundo. Esse programa foi feito para o Analytical Engine, inventado por Charles Babbage. Era a única filha de Lord Byron e da sua mulher Annabella.
Tanto a Hidden Agenda e como Ada Evollace são entidades imaginárias, criadas e geridas por mim apenas para este projecto.